sábado, 7 de abril de 2012

Guia da Reforma Ortográfica

Idéia ou ideia? Jibóia ou jiboia? Com hífen ou sem hífen?... Até o final deste ano, temos que nos adaptar às novas regras gramaticais da língua portuguesa!!!! O "Guia da Reforma Ortográfica" poderá ajudá-lo e está disponível para download gratuito. Basta clicar no título acima, baixar e salvar o arquivo em seu computador!

terça-feira, 3 de abril de 2012

"Auto da Barca do Inferno"... No "Auto do Busão do Inferno"



  Gil Vicente... inspiração! Que tal "Auto da Barca do Inferno" para vivenciar uma crítica a toda uma sociedade? E, olha, as críticas medievais presentes no livro continuam atualíssimas! Você ainda pode se deliciar nas páginas do "Auto do Busão do Inferno",  onde Álvaro Cardoso Gomes exercita o humor, a crítica social e revela a atualidade da peça teatral de Gil Vicente. Eu recomendo!


Os fonemas na poesia

A musicalidade de um poema, de uma letra de música, é obtida por meio de recursos sonoros calcados na repetição (vogais, consoantes, estruturas sintáticas, mesma posição da sílaba tônica etc.). A repetição, quando empregada poeticamente, não se constitui em um erro, mas em um ato criativo. E criatividade não faltou para os alunos dos 1ºs anos do ensino médio "A" e "B", do Colégio particular! A atividade consistia em criar um poema ou uma letra de música, em grupo, atentando para os recursos sonoros. Eles interpretaram a obra para a sala inteira e descobrimos jovens artistas, poetas e compositores!