quinta-feira, 28 de março de 2013

Orações subordinadas Adverbiais - Exercícios.


9° ano querido, eis alguns exercícios para apreensão do conteúdo. Resolva-os primeiro, depois consulte as resoluções ao final.

Um abraço,

Prof. Fátima


1 - Classifique os períodos abaixo em oração principal e em oração subordinada adverbial (a correspondente).

a) Depois que ficou doente
b) Antônio Francisco passou a fugir de todo o mundo
c) porque, além de feio, ficava cada vez mais deformado
d) Ele tinha três escravos que sofriam muito em suas mãos

Leia o seguinte período extraído do texto de Pedro Bial para responder à questão 2.

“Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida.”
2- Agora encontre:

a) A oração principal.
b) Uma oração reduzida que indique finalidade.
c) Um pronome relativo.

3 - Abaixo há algumas orações reduzidas. Após analisá-las, sua tarefa consistirá em desdobrá-las, a fim de que se apresentem como desenvolvidas. Feito isso, dê a elas a classificação correspondente.

a) Dizendo a verdade, todos confiarão em você.   
b) Terminada a reunião, todos os funcionários retomaram a rotina de trabalho.
c) Concluído o trabalho, sairei.


_________________________________________________________________

Resolução
1- Depois que ficou doente - oração subordinada adverbial temporal
Antônio Francisco passou a fugir de todo o mundo - oração principal
porque, além de feio, ficava cada vez mais deformado - oração subordinada adverbial causal
Ele tinha três escravos - oração principal

2- a) Passou madrugadas
b) para estudar pro vestibular
c) do que gostaria. (Lembrar: de (preposição) + o (pronome demonstrativo); ter certeza do (daquilo) que (o qual) gostaria...)

3 – a) Se disser a verdade, todos confiarão em você. à Oração subord. adverbial condicional.
b) Assim que terminou a reunião, todos os funcionários retomaram a rotina de trabalho. à Oração subordinada adverbial temporal.
c) Quando eu concluir o trabalho, sairei. à oração subordinada adverbial temporal.

domingo, 24 de março de 2013

Poema e paródia - 6° ano

Objetivo da atividade: estudar a estrutura de poema e paródia; estimular a criatividade; criar paródia.

Metodologia: conceituação de poema e paródia; visualização e discussão de exemplos levados à sala de aula; produção textual - escrita e reescrita.


Proposta: criar uma paródia com base no poema "A Casa", de Vinícius de Moraes.


Tempo de realização: três aulas, de 50 minutos cada.


Melhor paródia escrita: Laura Lorenzi, 10 anos de idade, 6° ano (escola particular).



B. B. B. 

Era uma casa 
muito engraçada
só tinha louco
que não fazia nada.

Passavam o dia

lá na piscina
falando mal de
meninos e meninas.

Ninguém dizia

que o assistia,
mas comentavam
durante o dia.

Havia um líder

e paredão,
e só um deles
ganharia um milhão.

Pessoas pagavam

para votar,
achando que escolhiam
quem iria ganhar.

E eles faziam

todos de bobos.
Era o "Big Brother"
da Rede Globo!