segunda-feira, 12 de setembro de 2016

7ª proposta de redação: "Os principais desafios das grandes cidades brasileiras".

(CÁSPER, 2013). Escreva um texto dissertativo (em prosa) no qual você analise os principais desafios que as grandes cidades brasileiras enfrentam atualmente para garantir a seus habitantes alguns valores essenciais ao pleno exercício da cidadania, como o gozo dos direitos civis e políticos, a igualdade de oportunidades e de condições, o respeito às diferenças (de classe econômica, religião, etnia, escolaridade, orientação sexual…) ou ainda outros valores que você julgue relevantes.

Observações:
1. Cuide para que seu texto não se transforme em um amontoado de frases feitas e clichês sobre o tema. Procure desenvolver um ponto de vista consistente e expressivo sobre a(s) questão(ões) a ser(em) abordada(s), expondo as ideias de modo coerente. Não escreva pouco. Textos curtos, normalmente, não são bem avaliados. 

2. O texto deve ser escrito na variante culta (formal) da língua portuguesa. Portanto, não use gírias e certos recursos expressivos muito informais (como exclamações e reticências). Cuidado com os períodos longos, pois são mais propensos a equívocos coesivos.

3. Embora se trate de um texto dissertativo, é plenamente possível se expressar na 1ª, 2ª ou 3ª pessoas do discurso.